Novidades

Perguntas e Sugestões

26-01-2012 17:47
Gostaria de saber mais sobre os nossos serviços? Por favor, não hesite em contactar-nos. Estamos ao seu dispor! As suas sugestões e comentários são sempre bem-vindos.  opiniões.

Bem-vindo ao nosso novo site na web!

26-01-2012 17:46
Temos o enorme prazer em anunciar o lançamento do nosso novo website Xtrapower-repro! Aqui pode encontrar todos os serviços que temos disponíveis. Com o nosso novo sítio na Internet, assumimos consigo o compromisso de mantê-lo informado quanto aos novos serviços que vamos disponibilizando. O...

Tira (muitas) Duvidas

 

 

O que é uma reprogramação de centralina ?
Uma reprogramação de centralina consiste na optimização do software que comanda o funcionamento do motor. Este processo é efectuado com um computador que se liga na generalidade dos casos a ficha de diagnostico do veículo. Inicialmente é efectuada uma leitura do ficheiro original que é constituído por diversos mapas que comandam por exemplo a quantidade de combustível injectado ou a quantidade de ar admitida pelo motor. Este ficheiro é então analisado pelos nossos técnicos que procedem as devidas alterações tendo em conta a potência e o binário pretendido e sem esquecer as componentes da fiabilidade e a opacidade dos gases de escape. Posteriormente este ficheiro modificado é introduzido na centralina, novamente através da ficha de diagnóstico. O veículo está nesta fase pronto a utilizar não necessitando de qualquer período de adaptação ou rodagem.

 

2. Quais as vantagens da reprogramação em relação a outros métodos?

As vantagens de uma reprogramação passam por não ter que se modificar componentes mecânicos do veículo, consistindo simplesmente na optimização do software original da centralina o que permite uma afinação pormenorizada de todos os parâmetros, visando obter a melhor performance. A reprogramação é superior a um chip porque é um processo mais simples onde não é necessário modificar a centralina para proceder as modificações evitando processos desnecessários de soldadura. É também superior as centralinas adicionais porque as alterações incidem no programa de base e não em adulterações posteriores dos sinais recebidos pela centralina o que evita eventuais erros de funcionamento.

3. A fiabilidade do motor é afectada?

A fiabilidade do motor não é afectada. Desde que não se exceda as tolerâncias de funcionamento do motor, a fiabilidade permanece a mesma. Por outro lado a longevidade de um motor é grandemente influenciada por quem está atrás do volante, o seu estilo de condução, os cuidados de manutenção, o tipo de óleos utilizados e a frequência das manutenções.

 

4. Os consumos aumentam ou diminuem?

Os consumos são os mesmos que de origem após a modificação não sofrendo alteração significativa. O motor passa a ter uma faixa de utilização mais alargada depois da reprogramação da centralina o que permite circular mais tempo em relações de caixa mais altas nomeadamente em situações de ultrapassagem ou em subidas acentuadas. Os consumos efectuados dependem mais do estilo de condução do que da reprogramação. Com uma condução mais moderada o consumo de combustível tem tendência a diminuir.

5. A velocidade máxima aumenta?

O aumento de velocidade é variável de veículo para veículo, em media a velocidade aumenta cerca de 10 a 15 Km/h. Existem no entanto algumas excepções em que o aumento pode ultrapassar os 30 Km/h.

 

6. Após reprogramar, perco a garantia de fábrica do meu carro?

A garantia de fabrica mantêm-se porque a reprogramação de centralina é um processo invisível de modificação não deixando qualquer tipo de rasto. Este método não é detectável, mesmo quando o veículo é ligado a sistemas de diagnóstico. De qualquer forma as próprias marcas já recorrem a este método a muito tempo, fazendo evoluir os seus motores com pequenas alterações de software o que comprova a validade do sistema.

7. Se reprogramar a centralina do meu veiculo não terei problemas com a inspecção periódica?

Poderá inspeccionar o seu veiculo normalmente após a reprogramação da centralina. Todas as modificações efectuada por nós têm em conta a emissão de gases poluentes e a opacidade dos gases de escape.

 

8. Que tipo de cuidados deverei ter após reprogramar o carro?

Não necessita de ter nenhum cuidado especial após reprogramar, apenas os cuidados considerados normais para qualquer veículo. Revisões a tempo e horas, bons óleos, etc.

 

9. Que tipo de comportamento posso esperar do meu carro?

Pode esperar um aumento substancial das performances nomeadamente nas acelerações e recuperações e uma superior agradabilidade de condução. Recorrera menos vezes a caixa de velocidades e em situações de ultrapassagem ou subidas acentuadas basta pisar o pedal do acelerador para obter o efeito desejado.